Para profissionais das diversas áreas do conhecimento (Educadores, Psicólogos, Assistentes Sociais, Médicos, Terapeutas e outros) que desejam compreender a dinâmica de seus problemas emocionais e afetivos de acordo com a Teoria Psicanalítica e interessados em adquirir conhecimento mais profundo e dedicar-se profissionalmente à Psicanálise.
Segundo Carl Gustav Jung, interpretar os sonhos é estabelecer um diálogo inconsciente, o que contribui para o autoconhecimento e desenvolvimento pessoal.
Nesse curso aprendemos de forma didática como os sonhos são compreendidos e interpretados dentro da perspectiva Junguiana.
O Curso foi pensado e elaborado para profissionais da saúde mental, profissionais da educação infantil e para pais interessados em compreender a dinâmica psíquica dos filhos.
“Não somos apenas o que pensamos ser. Somos mais: somos também o que lembramos e aquilo de que nos esquecemos; somos as palavras que trocamos, os enganos que cometemos, os impulsos a que cedemos ‘sem querer’.”
Sigmund Freud
É importante lembrar que os psicólogos e psiquiatras podem ser psicanalistas, mas nem todo psicanalista é um psicólogo ou psiquiatra, já que ele pode ter formação superior em outras áreas. Não exige graduação específica, apenas especialização na área. Clínicas, hospitais, empresas, escolas etc.
Para ser psicanalista é necessário possuir curso superior completo em qualquer área (pré-requisito), concluir o Curso Livre de Formação em Psicanálise (teoria e técnica), submeter-se à sessões de análise didáticas (durante o Curso e no início das atividades como psicanalista) e ser supervisionado por um psicanalista…
A psicanálise é útil para o tratamento do sofrimento psíquico em geral (depressão, fobia, angústia, transtornos alimentares, dificuldades sexuais, compulsões, adições, dentre outros).
No Brasil e no Mundo a psicanálise é exercida livremente e não é uma profissão regulamentada. Sendo assim, é uma profissão livre, reconhecida pelo Ministério do Trabalho e Emprego (CBO – código 2515.50), amparada pelo Decreto nº 2.208 de 17/04/1997, que estabelece Diretrizes e Bases da Educação Nacional e pela Constituição Federal nos artigos 5º incisos II e XIII. Repisando: pode ser exercida em todo o País.
É um profissional que pratica a Psicanálise em consultórios, clínicas e até hospitais, empregando metodologia exclusiva ao bom exercício da profissão, quais sejam, as técnicas e meios eficazes da psicanálise no tratamento das psiconeuroses. Para atingir plenamente seus objetivos, o psicanalista deve ser uma pessoa com sólida formação humanitária, visto que a profissão requer uma acentuada cumplicidade entre analista e seu paciente. Os psicanalistas têm sua profissão classificada na CBO (Classificação Brasileira de Ocupações) no Ministério do Trabalho – Portaria nº 397/TEM de 09/10/2002, sob o nº 2515.50, podendo exercer sua profissão em todo o Território Nacional.
Obs: Existe no site do Ministério do Trabalho uma recomendação de como deveria ser a formação em Psicanálise (recomendação não e regulamentação). Por isso cada escola tem sua formação, uma diferente da outra.
PARA QUE A FORMAÇÃO FOSSE SUPERIOR, TÉCNICA , BACHARELADO, PÓS GRADUAÇÃO OU QUALQUER OUTRA E NECESSÁRIO QUE HAJA UMA LEI FEDERAL REGULAMENTO A FORMAÇÃO DA PSICANÁLISE E ATE A PRESENTE DATA ISSO NÃO EXISTE.
PORTANTO A FORMAÇÃO É LIVRE, E CADA ESCOLA TEM UM TIPO DE FORMAÇÃO.